Homenageado

Mantendo a tradição de homenagear os grandes foliões bezerrenses, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura homenageará, neste ano de 2019, o folião Jairo de Araújo Lemos.

Biografia – O bezerrense Jairo de Araújo Lemos, nascido em 14 de janeiro de 1964, funcionário do Metrô Recife (METROREC) há 33 anos, é o grande homenageado do Carnaval em 2019. Filho de Pedro Abílio de Araújo Lemos e Adeni Bezerra de Araújo Lemos, Jairo Lemos é um dos mais destacados foliões do Carnaval de Bezerros, mas também brilhou em outros carnavais e conquistou vários títulos de campeão, com suas fantasias criativas e irreverentes, além de interpretar com maestria os personagens por ele criados.

Suas fantasias passaram pelas mãos dos estilistas Alexandre Filho, Geovani Santos e da costureira Zeza, que foram peças importantes para o sucesso dos desfiles, e algumas delas se destacaram com os nomes de Papa Bola, Denilma Bulhões, Juma Marruá, Carla Perez, A Noiva, Vamos a La Praia, A Índia e Madame Popadou, dentre outras. Algumas destas fantasias deram a Jairo Lemos títulos de campeão em bailes famosos no estado, como o Baile dos Artistas em Recife, Baile Municipal de Caruaru e Baile Municipal de Belo jardim.

Nos carnavais de Bezerros, Jairo Lemos, sempre foi um destaque nos espetaculares desfiles de rua, no tradicional e mundialmente conhecido, Bloco dos Papangus, sendo calorosamente aplaudido pelo público e personagem exclusivamente escolhido pelas emissoras de TV, que dão total visibilidade e cobertura a folia bezerrense. Na descida do Bloco dos Papangus, o folião sempre foi alvo de muitos flashs e fotografias.

Portanto, é mais que justo o reconhecimento da sua fundamental importância para o carnaval bezerrense.